Coordenador : Marília Etienne Arreguy
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388525.2199.164730.31012023
Departamento/Setor: SFP
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes de graduação e pós-graduação da UFF, educadores do COLUNI, comunidade acadêmica da UFF, eventualmente, educadores da rede pública de ensino e educadores desempregados, em contrato precário ou em situação de vulnerabilidade. Eventualmente, acolhemos estudantes de outras Universidades Federais, em casos de sofrimento psíquico extremo. OBS.: Como OUTROS, consideramos os acolhimentos e consultorias dadas coletivamente a educadores, em encontros pontuais e lives que atingem um número mais vasto de pessoas. Estimamos o alcance de 500 pessoas uma estimativa mínima.
Local de atuação: Atendimentos feitos por telefone, whatsapp, zoom e gmeet, além de atendimentos individuais e em grupo no laboratório físico do Grupo Alteridade Psicanálise Educação - GAPE Sala 433 do Bloco D - Campus do Gragoatá. Há também a modalidade de supervisão em escolas às equipes transdisciplinares de profissionais de Orientação Educacional. O projeto também presta consultoria e palestras presenciais e online para educadores, pais e estudantes de escolas e universidades públicas.
Objetivo
1. Escuta psicanalítica individual sob demanda em casos de sofrimento psíquico grave a estudantes da UFF, com vistas a acompanhamento e encaminhamento; 2. Oficinas de acolhimento terapêutico para professores, familiares e estudantes do COLUNI; 3. Formação complementar de colaboradores formados em psicologia ou áreas afins com a psicanálise, bem como de graduandos em Psicologia através de supervisão clínica e participação em grupo de estudos; 4. Consultoria, formação e orientação de educadores do COLUNI e, eventualmente, da rede pública de ensino a respeito de questões de saúde psíquica e coletiva; 5. Eventos de divulgação na grande mídia e internet; 6. Palestras sobre temas sensíveis para o grande público em Eventos acadêmico-científicos; 7. Grupanálise semanal para escuta de estudantes em sofrimento psíquico; 8. Formação em nível de extensão; 9. Iniciar atendimento em psicodrama em grupo para crianças e adolescentes do COLUNI.
Resumo
O projeto Gato em teto de zinco quente, filiado ao Grupo Alteridade Psicanálise e Educação - GAP(E) - UFF/CNPQ - se volta para as grandes dificuldades psíquicas apresentadas por estudantes, técnicos, docentes e egressos da UFF, e, também, educadores do COLUNI e da rede pública de ensino. Há uma demanda crescente de apoio aos estudantes e professores que enfrentam diariamente um cotidiano de violências e vulnerabilidades. Ao longo dos últimos anos, se faz evidente em nossas práticas de ensino, pesquisa e extensão, essa demanda por ajuda psicológica advinda da comunidade acadêmica da UFF e da rede básica de ensino. Esse pedido de ajuda também advém dos professores, psicólogos e educadores, frequentemente, buscando atendimento psicológico em situações emergenciais. Trata-se de situações de conflito e impasse psíquico grave, chegando a casos em que há ideação suicida. A necessidade de acolher e, eventualmente, atender esses casos vem sendo contemplada através de uma série de atendimentos de caráter extensivo em que recebemos gratuitamente, desde agosto de 2019, estudantes, técnicos e professores da comunidade acadêmica da UFF, além de crianças, jovens e educadores, do COLUNI e, eventualmente, da rede pública de ensino. O objetivo principal é acolher, oferecer acompanhamento psicológico breve fundado na orientação psicanalítica e, sobretudo, proporcionar encaminhamento dos sujeitos em estado de sofrimento psíquico, seja para rede pública ou, na falta desta, para psicanalistas colaboradores que oferecem atendimento em caráter social. Também promovemos a escuta contínua de estudantes em gruponálise semanal e oferecemos consultorias a educadores da rede pública.